Sobre o Darwin

Compartilhe este post

Submit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Histórico da Instituição

A história das unidades Darwin Grande Vitória remete ao início da história do surgimento da primeira escola Darwin, criada a partir do entusiasmo, da coragem, da experiência e da competência de um grupo de professores fundadores em meados de 1989. As primeiras sedes funcionaram em prédios alugados em Vitória, nos bairros da Praia do Canto e de Jardim da Penha e em Vila Velha. Naquela época, o Darwin oferecia apenas turmas de 3ª série (Ensino Médio) e de Pré-vestibular.

Desde o início de sua atuação era possível perceber a confiança da sociedade capixaba na capacidade daquela equipe de professores. Prova disso é que já no primeiro ano de funcionamento o número de inscritos superou as expectativas: 1.500 matrículas. Isso só confirmou que a proposta de ensino do Darwin havia despertado o interesse junto às famílias de Vitória e de Vila Velha.

O sucesso emplacou logo quando os alunos do Darwin fizeram o primeiro vestibular da UFES e conquistaram o 1º e o 2º lugares gerais, além de um excepcional número de aprovados nos cursos em que a disputa por uma vaga tinha sido muito concorrida.

Ao longo do ano de 1990 a equipe pedagógica foi desenvolvendo um projeto para transformar o Darwin em uma escola com 2º grau (hoje Ensino Médio) completo. Em fevereiro de 1991 tudo estava pronto e, mais uma vez, um grande número de alunos matriculados. O entusiasmo aumentou e a responsabilidade também.

Como educadores, os fundadores da escola sempre tiveram consciência de que, no campo da educação, é fundamental repensar, reavaliar, reformular e evoluir sempre. Daí o slogan da Escola: “Darwin, a evolução do ensino!”

É hora de evoluir!

Em 1994, com grande esforço, foi inaugurada a primeira sede própria no município de Vitória, em Jardim da Penha. Um edifício moderno de três pavimentos e com todos os quesitos necessários para oferecer o melhor em termos de espaço físico e recursos pedagógicos. Ao mesmo tempo, deu-se a unificação das unidades da Praia do Canto e de Jardim da Penha e a criação do segmento de ensino de 1° grau (hoje Ensino Fundamental) da Escola.

Cumprindo um compromisso com a sociedade vilavelhense, em fevereiro de 1996, foi inaugurada a sede própria na cidade berço do Espírito Santo. O prédio erguido em Vila Velha obedeceu aos mesmos padrões de qualidade que orientaram a construção da unidade de Vitória. Naquela mesma oportunidade, a unidade de Vila Velha colocou em funcionamento o segmento de Ensino Fundamental.

O ano de 1998 foi mais um ano de importância para a história do Darwin, na unidade de Jardim da Penha. Nessa época, foi inaugurada a sede própria de Ensino Fundamental para abrigar desde as classes de alfabetização até o 9º ano.

Novas Unidades

O Darwin agora parte para um novo momento: estar presente nos principais municípios do Espírito Santo. O município de Cariacica apresentava-se então como a melhor opção para a implantação de uma nova sede. Com uma economia voltada para o setor terciário e industrial, tendo no bairro de Campo Grande a maior concentração de lojas comerciais e grandes perspectivas de aumento do setor imobiliário, a cidade abrigaria com sucesso uma escola de qualidade a qual pudesse ir ao encontro das necessidades e anseios de sua população. Então, no ano de 1999, a escola inaugura a unidade de Campo Grande.

Já a partir do ano 2000, o Darwin avançou para as principais cidades do interior do Estado, chegando a Cachoeiro de Itapemirim, e em 2001, a Colatina e Guarapari.

Em 2002, o Darwin vai mais além e inaugura a unidade de Linhares e no ano de 2004, a de Laranjeiras. No ano seguinte, em 2005, o Darwin passa a atuar em Aracruz, que em 2007, tem a sede transferida para a escola mantida pela Aracruz Celulose. Em todas as unidades são oferecidos os segmentos de Ensino Médio e de Pré-vestibular, com exceção de Campo Grande, Colatina e Linhares que também contam com o Ensino Fundamental, e de Aracruz que oferece, ainda, a Educação Infantil.

Em 2008, é inaugurada a unidade de São Mateus (Ensino Médio e Pré-Vestibular), fruto de uma parceria com a Univix. Assim o Darwin atinge o marco de 10 unidades, sediadas nas 10 cidades mais populosas do Espírito Santo.

Cada vez melhor

Em 2010, a grande novidade foi a implantação do Ensino Fundamental na unidade de Laranjeiras que aconteceu, simultaneamente, com a alteração de local da unidade de Serra. Funcionando atualmente no bairro Valparaíso com Ensino Fundamental II ao Pré-vestibular, a unidade de Serra, a partir de 2015 passará a funcionar nas dependências da Faculdade Multivix naquele município.

Geração Darwin

Essa história de evolução tem como objetivo conseguir que os alunos do Darwin, de forma gradativa, sejam capazes de tomar decisões, de corrigir metas, de buscarem o empreendedorismo e de viverem sempre um presente instigante podendo assim alcançar o futuro sonhado.
Com 25 anos de atuação, o Darwin é referência em qualidade de ensino no Espírito Santo e confirma a soberania de ser a maior escola do Estado.

Nossos Parceiros

ELEVA plataforma de ensino

sangari-logo

logo bernoulli

Fique conectado

Newsletter

Assine nossa Newsletter e fique por dentro do que está rolando no Darwin.

Projeto Além da aula

Ir para o topo